Os candidatos aprovados no Concurso da Polícia Militar do Tocantins assinaram nesta segunda-feira, 21, o Termo de Posse no serviço público. Também hoje o governador Wanderlei Barbosa (sem partido) realizou ato de solenidade para o ingresso dos mil alunos soldados aprovados no certame.

Os novos alunos integrarão os Quadros de Praças Policiais Militares – QPPM, Praças Especialistas – QPE e Praças da Saúde – QPS.

Na cerimônia, o Estado citou sobre a portaria de inclusão e distribuição entre os polos de ensino e formação. Desta forma, os mil alunos serão distribuídos em 28 turmas, em 14 polos, localizados nas cidades sedes de batalhões e companhias da Polícia Militar.

Com o curso previsto para iniciar no dia 28 de março, os alunos terão o período entre os dias 22 e 27 para agilizar o seu deslocamento para as cidades indicadas.

Durante o processo de entrega da documentação, os alunos soldados foram orientados e tiveram a oportunidade de escolher as opções dos locais do Curso de Formação e caso não houvesse essa escolha dentro do período estabelecido ficaria a critério da Polícia Militar a distribuição distinta.

Concurso

O concurso público da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) ofereceu mil vagas para o cargo de soldado (praça), sendo 950 do quadro operacional, 25 do quadro de músicos e outros 25 para o quadro da saúde, sendo 20 técnicos em enfermagem e cinco técnicos em saúde bucal.

As provas foram realizadas no dia 6 de junho de 2021 e em torno de 28 mil candidatos compareceram aos locais dos exames para provimento das vagas. Mais de 42 mil pessoas se inscreveram para participar do concurso.

IFTO

Como revelou o Jornal do Tocantins na semana passada, o curso de formação dos novos mil policiais militares terá 67,5% das aulas ofertadas na modalidade a distância. A capacitação de forma descentralizada, em 14 polos, a cargo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) terá apenas 32,5% das aulas de forma presencial.  Ao revelar a contratação, o JTO afirmou que seriam 800 horas, mas a instituição afirma que terá um total de 1.600 horas.

O IFTO confirmou ao JTo que o curso terá a duração mínima de 12 meses e o máximo de 18 meses, nos municípios de Araguaína; Araguatins; Colinas; Dianópolis; Gurupi; Lagoa da Confusão; Palmas; Paraíso; Pedro Afonso; Porto Nacional; Guaraí; Tocantinópolis; Arraias e Miracema.