Acabou de ser publicada a nomeação de 816 aprovados no concurso público para o provimento de vagas da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Estado. O decreto está no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (7). De acordo com a publicação, os novos servidores estrão nomeados a partir do dia 27 deste mês. O concurso foi realizado ainda em 2014, e desde então os candidatos tiveram que aguardar devido o atraso para a realização do certame, finalizado no último dia 30.  O impacto das nomeações na folha de pagamento dos funcionários estaduais será de R$ 31 milhões à Seciju.

Os nomeados terão cinco dias úteis para escolher as unidades de sua preferência, através do Sistema de Lotação. Para os aprovados como técnicos em defesa social são 33 opções de lotação, de acordo com o número total de municípios onde há unidades prisionais. Já os aprovados no cargo de analista em defesa social poderão escolher dentre quatro municípios, sendo Palmas, Araguaína, Gurupi e Cariri do Tocantins.

Caso essa escolha prévia pelo Sistema de Lotação não seja feita, caberá a Seciju lotar o futuro servidor em qualquer uma das unidades prisionais com vagas em aberto. A lotação dos homologados do quadro de "Pessoas com Deficiência" será realizada de acordo com as vagas estabelecidas a partir dos critérios de segurança e acessibilidade definidos pela Seciju.

CERTAME                                                                          

O edital do concurso público foi divulgado em outubro de 2014, onde foram ofertadas 1.217 vagas para os cargos de nível médio e superior. Em fevereiro de 2015 foi publicada a relação de aprovados na primeira fase do certame, e em seguida a convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF), já o início dos cursos de formação aconteceu apenas em novembro do ano passado, com término no último dia 30.