O estudante do 7º período de sistemas de informação Pedro Henrique Santana, de 21 anos, desenvolveu um aplicativo em sala de aula para utilizar as figurinhas dos memes populares do Brasil no WhatsApp que já é o mais bem avaliado e o 4º colocado em downloads na PlayStore. Desenvolvido pelo acadêmico em novembro do ano passado, quando o WhatsApp lançou a atualização em que os usuários poderiam utilizar stickers para melhorar o engajamento, o App Stickers Memes Brasil já foi baixado mais de 21 mil vezes até hoje.

O acadêmico que estuda na Faculdade Católica do Tocantins (Facto), em Palmas, e é natural da cidade de Brejinho de Nazaré, cidade a 92 km da Capital não contava com a repercussão que o App teria. “Fiquei curioso com a nova atualização do Whats e resolvi testar fazer o App. Aproveitei que estava fazendo a disciplina de desenvolvimento mobile do professor Silvano Malfatti que me incentivou a criar a ferramenta. Foi apenas por diversão, não imagina que teriam tantos downloads”, conta.

Ele relata que quando criou, imaginava que apenas sua família e amigos baixaria a pedido dele. “Passou uns dois dias e tinha uns 300 downloads. Com o passar dos dias eu não conseguia contar mais”, comemora. Hoje o aplicativo de Santana já tem downloads de outros países como o Paraguai, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Angola e Moçambique. Com o aumento da procura, ele realiza adaptações a cada dia para melhorar o produto.

Segundo Santana, atualmente, a média de downloads da ferramenta é de 300 por dia. A ferramenta é editável pelo seu autor e tem cerca de 200 figurinhas. “Adapto o aplicativo conforme o meme que está em alta”, diz o estudante, que obtém o lucro com as publicidades que contém no aplicativo.

Além do Stickers Memes Brasil, o estudante criou recentemente um aplicativo de lista de compras, permitindo que usuário substitua a famosa lista de papel pela lista digital. Gratuita, a lista permite compartilhamento PDF e soma de gastos.

Questionado sobre o que pretende fazer no futuro, o estudante explica que quer seguir na área de desenvolvimento de sistemas web ou mobile. “Posso ser analista, fazer concurso, ou abrir uma empresa. Eu penso muito nessa área. Também gosto muito da área do empreendedorismo. Mas penso que para empreender, é preciso ter capital e estabilidade. Por isso, por enquanto penso em organizar minha vida, formar e continuar desenvolvendo, coisa que gosto bastante, pois a área de tecnologia é muito promissora. Faço o que gosto de desenvolver. Busco desafios, sou muito curioso.

O aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones Android na Play Store, no endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pedro.stickers