Vinte Araras Canindé (Ara-arauna), resgatadas em ações de combate ao tráfico de animais no Estado retornaram ao seu habitat natural na manhã desta quarta-feira, 17, na zona rural da Capital. A soltura foi feita pelo Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e as aves são da são da região de Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Barrolândia e Gurupi.

De acordo com informações do órgão, as araras passaram por um período de reabilitação e só após isso puderam retornar à natureza. “A soltura ocorreu perto da Serra de Lajeado, em um local onde ficaram por uma fase de aclimatação e estão protegidas”, explicou a veterinária e supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco.

Processo de soltura

A veterinária explica que o processo para devolver os animais à natureza começou com a adaptação de uma carreta usada para transporte de bovinos que foi utilizada como um local de pré-soltura das aves. Por volta das 6 horas, quando os técnicos do setor da Fauna abriram as grades para que elas pudessem sair. Grasiela explicou que algumas araras da região começaram uma movimentação no entorno das que seriam soltas. “Estas aves da região, já visitavam as araras do Cefau que estavam em processo de readaptação. A partir dessa movimentação as araras começaram a sair do recinto e voaram para a natureza, local de onde nunca deveriam ter sido retiradas”, frisou.

Mesmo com a soltura, as aves ainda precisa se reabilitar ao meio ambiente, pois ainda deverão definir qual o espaço vão utilizar, e a veterinária ressalta que a população precisa dar apoio. “As pessoas precisam entender que não podem prender, nem alimentar a ave e nem fazer nenhuma tentativa de domesticar o bicho. E sim telefonar para o Naturatins pelo telefone (63) 3218.2677, quando os técnicos da Fauna irão resgatar o animal, caso a ave esteja vulnerável”, alertou.

E o período para soltura não foi escolhido pelos técnicos do Cefau aleatoriamente. “Estamos em um período de fartura na natureza, a presença de frutos como o caju, pequi e outros. Além de ter chegado o período de chuvas, com isso há menos risco de queimadas”, completou a profissional.

A partir de agora, com o anilhamento, ou seja, técnica utilizada no estudo do comportamento das aves, Gasiela informou que será possível saber qual é a região que elas serão vistas voando, a quantos quilômetros do local da soltura e se a ave será predada por algum animal doméstico.

Recebimento de outras aves

O Cefau recebeu nesta quinta-feira, 18, as 170 aves apreendidas durante abordagem realizada por fiscais ambientais a um ônibus de turismo no posto da Policia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraí, distante 173 km de Palmas.

pássaros

Um homem foi detido e multado em R$ 85 mil, correspondente a R$ 500,00 por pássaro após denúncia anônima, que possibilitou a PFR de montar ação conjunta para abordar o veículo identificar o crime ambiental. O indivíduo, que não teve o nome divulgado, viajava de Jacundá (PA) para São Paulo (SP), com 160 curiós e 10 patativas.