Um grupo de 20 pessoas está contratado, em caráter excepcional, pela Prefeitura de Palmas para intensificar o combate às queimadas urbanas e na zona rural. O grupo atuará na linha de frente para diminuir os danos causados pelo fogo, priorizando as áreas de proteção ambiental, parques e áreas verdes. 

A contratação está publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 03 de setembro, por meio do Ato Nº 568 e tem o prazo de três meses, quando inicia o período chuvoso terá início. Conforme a Prefeitura de Palmas, a equipe contratada já possui experiência de campo e conhece bem as particularidades da vegetação do cerrado. 

Defesa Civil Municipal dará todo o suporte necessário para a equipe contratada. 

Cesamar 

Na última segunda-feira, 2, quando um  incêndio em uma área verde próxima ao Parque Cesamar, bem atrás ao Instituto Federal do Tocantins, assustou moradores, a falta de brigadista nas Capital virou assunto comentado nas redes sociais por internautas. 

Em um dos posts, dizia: “Parque Cesamar pegando fogo @cidadepalmas como está à questão dos brigadistas do município? Não estamos vendo a atuação destes profissionais!”, escreveu. EM nota a Prefeitura Municipal tinha informado que o processo de contratação dos brigadistas estava em fase final de análise, a previsão é que até o final de semana os contratos começam a ser assinados.  

O incêndio registrado no Parque também foi assuntos de discussões políticas entre a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), que, em rede social disse “atitudes bárbaras [...] não se trata de jogo político. Quando miram a prefeita atingem diretamente milhares de palmenses, desumano!”. O assunto também rendeu críticas de vereadores da oposição e do ex-prefeito e antigo aliado Carlos Amastha (PSB)

O caso é alvo de investigações já que a suspeita é de incêndio criminoso. Na data, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) disse estava colaborando com as investigações para achar os criminosos.

Fiscalização 

Conforme a Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira, 4, a FMA, a Guarda Ambiental, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e parceiros iniciaram mais  uma ação de fiscalização para coibir as queimadas. As equipes percorrerão as propriedades rurais do entorno de Taquaruçu com orientações aos moradores e turistas sobre a importância da preservação do Cerrado. 

Os fiscais ainda estão prontos para autuação de qualquer pessoa que seja pega praticando algum crime ambiental. Serão oito grandes regiões que receberão as ações de fiscalização e orientação.