Após polêmica, a máquina de radioterapia adquirida pelo Tocantins, que inicialmente disponibilizaria o serviço no Hospital Geral de Palmas (HGP), será transferida para uma área pública ao lado do complexo do Hospital de Amor. O documento de autorização para essa implantação foi assinado nesta segunda-feira, 9, pelo governador, Mauro Carlesse. 

A unidade do Hospital de Amor ainda está em construção na Capital e os serviços serão remanejados para os pacientes poderem usufruir assim que a entidade for habilitada pelo Ministério da Saúde (MS), conforme o Governo do Tocantins. Esse serviço de radioterapia faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (PER/SUS) desenvolvido pelo MS, desde 2012, com o intuito de ampliar a oferta de serviços oncológicos.

Participaram da assinatura nesta segunda o vice-governador Wanderlei Barbosa; do senador Eduardo Gomes; do presidente do Conselho da Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital do Amor, Henrique Prata; do secretário de Saúde (SES), Edgar Tollini; do gerente da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Tocantins (SES), Rodrigo Cândido de Souza; da arquiteta Mônica Avelino; e do engenheiro Gustavo Ruza. 

Polêmica

Recentemente, o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, chamou o secretário estadual de saúde do Tocantins, Edgar Tollini, de “traidor” e “irresponsável” durante videoconferência já que o aparelho tinha ido para o HGP. O acelerador é um aparelho usado no tratamento do câncer e na realização de sessões de radioterapia o que evitaria, segundo o presidente, que pacientes do Estado precisassem se deslocar até Barretos. 

“Estou denunciando aqui a experiência de uma traição do atual secretário de saúde do Tocantins, eu sei que ele é médico, mas surpreende o fato”, disse num longo desabafo sobre a situação na época.  

Hospital de Amor

O Hospital de Amor é referência internacional no tratamento contra o câncer e a sede fica em Barretos (SP). A unidade em Palmas conta com uma área de 76,240 mil m². O prédio contará com 15 mil metros de área construída e vai abrigar uma equipe de 756 funcionários e 195 médicos.

Serviço no To

Conforme o Governo do Tocantins, Atualmente, em Palmas, o HGP conta com serviços da alta complexidade em radioterapia, braquiterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica. Já em Araguaína, os tratamentos oncológicos realizados são radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica. Ainda na cidade, está em andamento a reforma do Hospital São José que será um centro especializado em atendimento de alta complexidade com previsão de funcionamento já em 2021.