Atualizada às 17h50

Cinco pacientes mulheres e jovens chegaram na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte), em Palmas, com sintomas semelhantes de um quadro conhecido na medicina como rebaixamento da consciência. Os casos foram todos registrados só na madrugada do sábado, 31. Nome e idade das vítimas não foram divulgados.

José Carlos Miele estava como médico plantonista da unidade e atendeu grande parte das pacientes. Segundo ele, há duas novas drogas sendo utilizadas em baladas de Palmas - Key e Gi -, e provocam surtos psicóticos, parada respiratória, problemas cardíacos e até a morte de alguns indivíduos.

Miele explica que as substâncias possuem ação rápida e, conforme o médico, quem as usa desconhece que os entorpecentes matam.

O profissional descreve que todas as pacientes disseram que não tinham conhecimento da presença das drogas em sua bebida. “Elas relataram que entraram em pânico assim que perceberam aumento de euforia e a aceleração em seus batimentos cardíacos, com posterior rebaixamento de consciência, náuseas e desmaios”, pontua.

Key, é o apelido dado a Cetamina (ou Ketamina) e Gi é o GHB (Ácido Gama Hidroxibutírico). A Prefeitura de Palmas informou que as duas substâncias estão sendo usadas com frequência na capital.

Ambas são substâncias anestésicas utilizadas exclusivamente em ambientes hospitalares, principalmente em cirurgias cardíacas, neurológicas e ortopédicas, é a alternativa escolhida por traficantes para substituir e/ou intensificar os efeitos do ecstasy e do LSD.

O Jornal do Tocantins entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para saber mais sobre o caso. Por telefone, a pasta informou que não há registro de Boletim de Ocorrência a respeito dos casos, tampouco apreensão de drogas do gênero na Capital.