A Secretaria Municipal da Saúde (Semus)de Araguaína informou que retomará a vacinação de todos os adolescentes entre 12 a 17 anos, a partir desta segunda-feira, 20.

De acordo com a pasta, a decisão foi tomada baseada em uma nota de orientação recebida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO).

Após recomendar que os 139 municípios do Tocantins dessem continuidade à programação de vacinação estabelecida pelas secretarias municipais, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO) defendeu nesta sexta-feira, 17, a continuidade da vacinação contra a Covid-19 para os adolescentes. 
O COSEMS defende a medida sem a necessidade de priorizar neste momento somente aqueles com comorbidade, deficiência permanente e em situação de vulnerabilidade.

Apesar de defender a imunização ampla dos adolescentes, o Conselho disse que respeita o posicionamento da  Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) de seguir a orientação do Ministério da em restringir a vacinação apenas para adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas. 

A recomendação do Conselho considera a posição positiva quanto à vacinação do público do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), que representa todas as Secretarias de Estado da Saúde do Brasil e também do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que representa as Gestões de Saúde Municipais (Conasems). 

O COSEMS também afirmou que se solidariza com as secretarias municipais de saúde que, segundo o Conselho, “foram pegos de surpresa com essa decisão unilateral do Ministério da Saúde”.  “Inúmeras ações de promoção da vacinação foram canceladas nos municípios, causando prejuízos não só financeiros, mas também de conscientização da população. Transtornos diversos foram ocasionados na ponta, após a divulgação de orientações sem qualquer consulta prévia às representações estaduais e municipais da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a entidade.