Com o aumento no número de ocorrências de incêndio neste mês de setembro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reforçou a atuação nos parques estaduais para o monitoramento e combate aos incêndios. Esse trabalha mais intensivo das equipes do Comitê do Fogo continuará até a primeira semana de novembro, quando está previsto o início do período chuvoso no Tocantins.

O Naturatins reforça que é proibido por lei colocar fogo neste período crítico de estiagem e que todo o trabalho está focado em combate os possíveis focos de incêndios, e que desde o início do ano, o órgão trabalha com o Manejo Integrado do Fogo (MIF), em áreas com acúmulo de vegetação seca. Além disso, um trabalho de prevenção e educação ambiental foi realizado antes da chegada do período de estiagem nas regiões próximas a áreas de conservação. 

Nos últimos dias, focos no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e no Parque Estadual do Cantão (PEC) são alvo de operações de uma força-tarefa do Naturatins e órgão como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e parceria do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Ainda no final de agosto, outro caso em área de proteção, em que os focos duraram dias, ocorreu na região do Parque Estadual do Lajeado (PEL).

Parques 

Conforme o Naturatins, no último dia 10, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) detectaram um foco de incêndio no interior do PEJ e, imediatamente, uma equipe se deslocou até para debelar as chamas. O trabalho de combate seguiu até o domingo, 13, e as equipes realizaram revezamentos em uma atuação constante para debelar as chamas. A ação contou ainda com o apoio das prefeituras de Mateiros e São Félix, que tem duas brigadas contratadas para o trabalho de combate aos incêndios.

“Não sabemos a origem desses focos, que podem ser intencionais ou acidentais, mas monitoramos toda a área 24 horas por dia, por meio de informações geradas pelo Inpe, para darmos resposta rápida caso surja alguma ocorrência”, esclarece a inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Hellen Flávia Teixeira Cunha.

Já no Cantão, os integrantes do Comitê do Fogo combatem incêndios florestais na região do Parque Estadual com atuação do Centro Integrado, que possui helibalde, e 25 homens no combate por terra. No último sábado, 12, a área afetada teve um sobrevoo para avaliação com representantes do Naturatins, Exército e Defesa Civil Estadual. 

Durante o sobrevoo, os envolvidos realizaram o reconhecimento da área e fizeram a avaliação da situação dos incêndios na área do Cantão para realizar o planejamento e as estratégias do Exército para auxiliar com as suas brigadas na prevenção, controle e combate do fogo.