Após o acompanhante de um paciente do Hospital Regional de Araguaína (HRA) flagrar ratos andando perto de lixo acumulado próximo a corredor onde pacientes estavam internados no último domingo, 16, a Justiça determinou que, em um prazo de 10 dias, o Secretário Estadual de Saúde Renato Jayme apresente informações acerca do serviço de coleta de lixo e falta de higiene na unidade.

A decisão, proferida pelo juiz Alvaro Nascimento Cunha, atende pedido do Ministério Público Estadual (MPE-TO) e, conforme o órgão, também ficou definido que a Secretaria de Estado da Saúde elabore cronograma para retirada do lixo hospitalar, indicando o nome da empresa responsável pela coleta do lixo. Esse cronograma deverá ser encaminhado à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para que informe ao MPE-TO e ao Poder Judiciário possíveis atrasos.

Também foi atendido o pedido do MPE para que a Vigilância Sanitária Estadual seja intimada a apresentar relatório completo, também em 10 dias, da situação atual do hospital e a realizar visitas mensais à unidade. Uma audiência judicial para tratar do caso foi para o dia 18 de outubro de 2018.

Entenda

O acompanhante que fez o flagra no último domingo se assustou com a quantidade de roedores que estavam perto de sacos de lixo hospitalar na ala ortopédica do hospital. “Esse lixo deveria estar em outro lugar, de preferência longe dos pacientes porque já não basta estarem internados no corredor, ainda corre risco de ser contaminado com outras doenças”, destacou o acompanhante ao Jornal do Tocantins, que preferiu não ser identificado. O homem também percebeu, já na manhã da segunda-feira que havia outro lixo hospitalar onde os ratos estavam na noite anterior, desta vez com objetos cortantes ou perfurantes em caixas que estavam em contato com a água, o que pode comprometer a saúde dos profissionais que precisarem entrar em contato com o lixo.  

Governo diz que notificou empresa responsável por dedetização

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, participou de uma vistoria no HRA nesta quarta-feira, 19, após a denúncia ser veiculada, anunciando posteriormente medidas para garantir a limpeza do local, como a notificação da empresa responsável pelo serviço de imunização e pelo controle integrado de pragas urbanas, para que seja realizada uma ação de reforço emergencial na unidade.

Jayme também se reuniu com o titular da Secretaria de Saúde do município de Araguaína, Jean Luís Coutinho, e agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para elaborar um plano de inspeção dentro do HRA e em suas imediações. “A informação que temos é que está sendo feita uma obra de esgoto em frente ao hospital e isso pode ter feito com que as colônias de ratos tenham dispersado para os locais próximos”, explicou Jayme.

Apesar das denúncias, o secretário afirmou que o serviço de dedetização, realizado pela empresa Desinseta Serviços não está atrasado na unidade: “O serviço foi realizado pela empresa no último dia 7. Desde então, a empresa faz o monitoramento das pragas urbanas nas instalações do hospital. De acordo com o laudo técnico da Desinseta, foram utilizados insumos para eliminação de baratas, formigas e ratos aqui no HRA”, disse Jayme.