A Praia do Funil já pode funcionar a partir desta quarta-feira, 21. O decreto da Prefeitura de Miracema, distante a 80 km de Palmas, que interditou o ponto turístico e o estabelecimento que funciona no local, de propriedade particular, venceu nesta terça-feira, 20.

A Prefeitura de Miracema informou ao Jornal do Tocantins que a empresa apresentou um plano de funcionamento conforme as regras de limitação de acesso. Segundo o plano, estacionamento pode ter no máximo 150 veículos, 128 pessoas na parte do bar e restaurante e, no máximo, 500 na parte da areia da praia.

Ainda segundo a prefeitura, caso a praia descumpra as regras impostas pela Vigilância Sanitária, o local pode ser novamente interditado.

O Ministério Público Estadual do Tocantins (MPTO) comunicou que fará uma reunião nesta quinta-feira, 22, com os órgãos de fiscalização para discutir uma operação que dará continuidade ao trabalho de fiscalização na Praia do Funil, como em outras praias do Tocantins, a partir deste final de semana.

Entenda

O decreto interditando a praia ocorreu porque segundo a Prefeitura de Miracema houve registros de aglomerações no local, no primeiro final de semana de julho.

Diante do descumprimento de decretos e leis municipais que visam combater a disseminação do novo coronavírus e ainda um Termo de Ajuste de Conduta firmado entre a empresa notificada, o Ministério Público Estadual (MPTO) e a prefeitura, o local foi interditado por 15 dias.

Relembre

Imagens divulgadas nas redes sociais mostravam, no último dia 4, a Praia do Funil lotada de pessoas que não usavam máscaras ou qualquer tipo de proteção para evitar a doença.  As praias do Segredo e Paredão também foram visitadas por vários banhistas, os quais a exemplo dos que estavam nas outras praias, não faziam o uso das regras de proteção contra o vírus.

Após as imagens de aglomeração, a prefeitura emitiu uma nota explicado as dificuldades de fiscalização diante do pouco efetivo das forças de segurança no município e atribuindo a responsabilidade dos pontos de aglomeração aos comércios, que promovem as festas.

Segundo a gestão, os estabelecimentos, especialmente relacionados ao comércio de bebidas em geral, não colaboram. “Insistem em descumprir, fazem ouvidos moucos às tentativas de diálogo por parte da vigilância sanitária, e isso tem acontecido também de forma indistinta, pois a recusa em cumprir é geral, com raríssimas, exceções.”

A nota ainda afirmava que não cabe mais cobrar orientação a ninguém, porque para o Município, todos são “absolutamente” conscientes da situação de pandemia que o País enfrenta.

Dados

O último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta terça-feira, 20, aponta que Miracema já tem 3.758 casos confirmados da Covid-19 e 11 óbitos causados em decorrência de complicações da doença.