Quarenta e cinco aparelhos celulares que haviam sido furtados ou roubados, foram recuperados por policiais civis e devolvidos nesta quarta-feira, 18, aos seus legítimos donos. De acordo com o delegado titular da 5ª Delegacia de Palmas, Guilherme Rocha, os aparelhos, avaliados em mais de R$ 20 mil, foram localizados em diferentes setores da região de Taquaralto.

Segundo a SSP, a designer de sobrancelhas, Kamila Lins também teve seu celular recuperado. “Gostaria de agradecer o empenho e a dedicação da Polícia Civil do Tocantins por ter conseguido recuperar meu celular, pois nunca perdi a esperança de poder localizá-lo e graças ao eficiente trabalho realizado pelos policiais civis da 5ª Delegacia, hoje pude receber meu telefone de volta e por isso estou muito feliz”, disse.

Para a assessoria da SSP, o bacharel em Direito, Christopher Rocha Gomes, disse não imaginar que o bem poderia ser recuperado seis meses após ter sido furtado. “Parabenizo a todos os policiais civis pelo excelente trabalho realizado e que me possibilitou ter meu aparelho celular de volta. É motivo de orgulho saber que a Polícia Civil não se preocupa apenas com crimes mais complexos, mas também dedica atenção a delitos como furtos e roubos de celulares, e nesse contexto, me sinto feliz e só tenho a agradecer a todos os profissionais da 5ª DPC, que não mediram esforços para que essa grande entrega de celulares recuperados fosse viabilizada nesta tarde”, declarou o bacharel.

Conforme o delegado adjunto Marivan Souza, a unidade tem registrado aumento no quantitativo de aparelhos recuperados. Em 2017 ocorreu a recuperação de 115 aparelhos, em 2018, 199 e, neste ano, já são 214.

Orientações

Segundo o delegado, nos últimos 90 dias, os policiais realizaram investigações e encontram boa parte dos celulares já na posse de receptadores, que consequentemente, responderão criminalmente por receptação.  “Por mais que o cidadão alegue que tenha adquirido o bem de boa fé, é preciso ficar atento à procedência do produto, que geralmente, é oferecido por preços muito atrativos, visto tratar-se de bem ilícito, a pessoa pode ser processada por crime de receptação no mínimo culposa”, ressaltou, lembrando que a prática de adquirir produtos sem nota fiscal, por preços bem abaixo do mercado e de procedência duvidosa, fomenta o mercado de furtos e roubos de celulares.

O delegado orienta que qualquer cidadão que tenha seu celular roubado ou furtado deve procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência, levar consigo a nota fiscal do aparelho, além do número de identificação (IMEI) para que a Polícia Civil possa iniciar as investigações e recuperar o aparelho.