Nesta quinta-feira, 18, o governador Mauro Carlesse (DEM) e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) se reuniram para alinhar estratégias de enfrentamento a doença. A Capital aparece no topo das listas de casos e de óbitos no Tocantins. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no boletim desta quinta-feira, Palmas registrou 330 óbitos por complicações da doença e já são 33.160 pessoas que se infectaram com o vírus. 

Na reunião, Carlesse tratou de dizer que não tem diferenças com a prefeita.  “Quero deixar registrado que não existe qualquer diferença entre estas duas gestões, porque temos o mesmo objetivo: salvar vidas. O Governo do Tocantins é parceiro de Palmas e de todos os municípios. Nós vamos continuar agindo em conjunto e com este propósito”.

No início de março, um vídeo que o governador faz críticas a prefeita ganhou as redes sociais. Na gravação, Carlesse cita que a criação de leitos de Covid-19 por parte da prefeitura de Palmas seria muito pouco para uma Capital e que estaria triste com a situação. Por outro lado, a gestora municipal chegou a reclamar durante uma coletiva de imprensa da falta de liderança estadual. Porém, nesta quinta-feira o tom foi de conciliação.

“Este é um gesto estadista, mostra que as decisões são soberanas e que a política que nós construímos institucionalmente é suprapartidária. É no momento de crise que, de fato, nossos líderes são provados e quem ganha com isto é a população, porque nosso único adversário, que é invisível, é o novo Coronavírus”, afirmou Cintinha.

O governador explicou a prefeita porque orientou por meio de decretoas gestões municipais a ampliar os horários de funcionamento das atividades essenciais, entre 6 horas à meia-noite, com limitação da quantidade de pessoas em até 50% da capacidade, além de ampliação da oferta de serviços como drive-thru, delivery e outras formas de entrega.

“Quando você estreita os horários, as pessoas vão todas no mesmo momento para aquele local, supermercado, por exemplo. Eu acredito que a ampliação do funcionamento seja uma alternativa, especialmente para ajudar a economia que tem sido muito sacrificada”, frisou o Governador.

Carlesse também falou da carta endereçada aos prefeitos. “Fizemos uma proposta aos prefeitos do Tocantins que permite que servidores trabalhem de casa, com objetivo de evitar o deslocamento para os órgãos públicos e manter um distanciamento. Tudo será feito de forma legal para que a gente consiga atingir o objetivo, que é diminuir a quantidade de pessoas em contato umas com as outras. Tenho certeza que, com esta medida ocorrendo por duas semanas, nós vamos ter uma redução dos casos e consequentemente a diminuição da necessidade de leitos”.

Segundo informações das assessorias do Palácio e da Prefeitura, a prefeita acenou de forma favorável a medida. “Estão em casa, mas continuarão mostrando produtividade e contribuindo conosco. Tudo o que o Governo do Estado passar como estratégia, estamos literalmente à disposição para seguir. Inclusive quando da publicação do decreto estadual, esta foi nossa ordem para a Casa Civil: que tudo o que nós pudéssemos aproveitar de determinação fosse incluído. Devemos seguir a mesma linha”, explicou a gestora municipal.

Agenda de trabalho

Na reunião entre os gestores ficou estabelecida uma agenda de trabalho que será seguida por técnicos das gestões estadual e municipal, com vistas a dar máxima agilidade às ações que contribuam para a redução de óbitos e a diminuição de pessoas contaminadas pela doença.