Além das várias reclamações sobre os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, o Inep também se tornou assunto na noite da última sexta-feira (17) por conta de um erro de português. Ao fazer um post em sua conta oficial do Twitter enaltecendo o número de candidatos que já haviam visto as respectivas notas do exame, o Instituto escreveu a palavra “visualização” grafada como “vizualização”.

“Já são mais de 2,5 milhões de vizualizações (sic) das notas do Enem! E aí, como você saiu?” dizia o texto que acompanhava uma arte, também destacando o número de candidatos que já tinham acessado o site. Na arte, porém, o termo “visualizaram” estava grafado de maneira correta.

A postagem chegou a ficar horas no ar, apesar dos inúmeros comentários. Por volta de 21h, o Inep excluiu o post e fez um outro tuíte com a mesma arte, mas com o texto de apoio corrigido. Os candidatos, que já estavam revoltados com o suposto erro nas notas do Enem, fizeram brincadeira da situação.

“Que bonito, corrigiu o erro ortográfico!! Agora corrige as notas do povo que estão erradas” disse um comentário. Outro usuário comentou “se fosse no Enem, não perdoaria, hein”.  

O erro, porém, não pareceu incomodar o Instituto. Respondendo alguns comentários que expuseram a falha, o Inep se utilizou de emojis, aparentando descontração.