Após de uma semana de atuação do Exército Brasileiro no auxílio ao combate dos incêndios florestais no Tocantins, o 22º Batalhão de Infantaria em Palmas junto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual realizam uma reunião para discutir a ação conjunta dos ambientais e de segurança pública como objetivo de afinar a integração dos agentes ambientais, compartilhar de dados e meios vocacionados para o combate aos focos.

Segundo os Bombeiros, as demandas diárias serão definidas em reuniões, por vídeo conferência, com posteriores ações de combate e fiscalização nos locais que forem necessários. Desde a semana passada, 300 militares para as ações no estado foram disponibilizados, sendo que todos passaram por capacitação da Defesa Civil Estadual como brigadistas.

Operação

Conforme o Exército, essa atuação faz parte da Operação Verde Brasil 2 é coordenada em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

O Decreto de Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLO – Ambiental), assinado dia 20 de agosto pela Presidência da República garante a atuação das  Forças Armadas no Tocantins. 

Comitê do Fogo

A Defesa Civil Estadual lidera as ações do Comitê do Fogo no Tocantins que também tem participação da Polícia Rodoviária Federal, Instituto Natureza (Naturatins), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh), Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Agência Brasileira de Informação (ABIN), Prevfogo/Ibama e Funai.