Após o incêndio que atingiu uma loja de maquinários agrícolas na Avenida Bernardo Sayão, em Araguaína, nesta terça-feira, 19, as equipes da Defesa Civil e da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente do Município iniciaram um trabalho de limpeza e retirada do óleo que escorreu do local do sinistro até o Córrego Santo Antônio, também conhecido como Água Fria. 

Durante o combate às chamas de grande proporção, as avenidas ao redor da empresa precisaram ser isoladas devido à enxurrada de produtos químicos oriundos do fogo que chegou às vias. Esses acabaram atingindo o curso d’água. As equipes da Prefeitura Municipal trabalharam para conter o material que estava sendo despejado no córrego. A ação teve auxílio do Corpo de Bombeiros, que utilizou uma espuma especial para esse tipo de acidente.

O Município informou que o responsável pela empresa de maquinários foi acionado para a retirada do material contaminado, por meio de uma empresa terceirizada.

A empresa responsável ainda será responsabilizada pelos danos ambientais causados e caso o material não seja retirado do córrego, os envolvidos podem pagar multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, com base na Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98 e no Decreto nº 6514/2008.