Após o primeiro caso de contaminação por coronavírus ter sido confirmado na manhã desta quarta-feira, 17, em Palmas, o Jornal do Tocantins esteve no Terminal Rodoviário da Capital e no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues para saber se os palmenses continuam viajando, mesmo com a recomendação de ficar em casa. Os passageiros sabem que medidas precisam ser tomadas durante as viagens?

Nesta quarta-feira, 18, de meia noite até às 17 horas, o Aeroporto da Capital tinha seis voos programados. Do total, dois foram cancelados. A Infraero e as companhias áreas não informaram o motivo do cancelamento, tampouco se a motivação possa ter sido o coronavírus. Os corredores do local estavam mais vazios e as pessoas mantinham certa distância uma das outras. O embarque funcionava normalmente.

O fotógrafo Eduardo Euka, de 43 anos, esteve no Jalapão durante três dias para um ensaio fotográfico. De São Paulo, ele embarca para a capital paulista nesta quarta-feira, 18, do Aeroporto de Palmas. Questionado sobre quais cuidados tomados durante a viagem, ele comentou que tem lavado suas mãos habitualmente. “Evito o contato direto com as pessoas, higienizo muito as mãos e evito contato com pessoas mais velhas e crianças”, afirma.

O publicitário Cristiano Oliveira, de 41 anos, também esteve no Jalapão a trabalho. De São Paulo, ele também retorna para o Estado nesta quarta-feira. A respeito dos cuidados contra o coronavírus, ele garante que tem feito sua higienização como fazia antes. “Lavo as mãos sempre. Não estou com medo. Faço o básico, sem alarde e sem histeria. Sigo trabalhando, dessa vez home office”, completa.

Rodoviária

A Administração do Terminal Rodoviário de Palmas não possui informações sobre redução no número de rotas interestaduais. No entanto, em entrevista ao Jornal do Tocantins, alguns funcionários das empresas de transporte confirmaram a redução na venda de passagens. É visível o número reduzido de pessoas no local.

Bruno Montenegro do Nacimento, funcionário de um agência de viagens informou que a empresa que ele trabalha vende em média 50 passagens por dia. No entanto, nesta quarta-feira, ele vendeu apenas duas. “Não sabemos como vai ficar a situação das empresas diante dessa situação. O fluxo está cada vez menor”, afirma.

Outra empresa passa pela mesma situação. Um funcionário que não quis se identificar explicou que a agência também vende 50 passagens por dia e que nesta quarta-feira vendeu apenas uma.  

Também de São Paulo, o artesão Everaldo Santos Messias de 36 anos embarca de Palmas para São Félix do Xingu (PA). Ele explica que mantém os cuidados do dia a dia para sua segurança e que não está com medo do vírus. “Se existir, é apenas uma gripe. Todo ano inventam uma doença diferente”, completa.

Quem concorda com o pensamento de Messias, é a dona de casa Leidiane Ferreira de Sousa, 21, que mantém os mesmos cuidados de sempre durante a viagem. “Só tenho lavado minhas mãos normalmente, sem alarme”, finaliza.