Uma denúncia de maus-tratos de animais chegou até a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), em que um homem transportava de forma inadequada porcos na região de chácaras no Distrito de Taquaruçu, em Palmas, nesta quinta-feira, 25. Os guardas constataram que 40 porcos estavam nessas condições e o indivíduo foi autuado no valor de R$ 20 mil, equivalente a R$500 por cada animal.

Conforme a GMP, a prática de transportar um animal de forma inadequada que cause sofrimento é considerado ação criminosa de abuso e maus-tratos, prevista no Artigo 29 do Decreto Federal 6514/08. “Os animais estavam em gaiolas pequenas para a quantidade transportada, e os animais ficaram em cima uns dos outros. Uns porcos também estavam amarrados pelos focinhos e estavam na carroceria de uma pick up”, explicou o gerente da Guarda Ambiental, inspetor Carlos Lima.

Apesar da autuação, o criador continuou com os animais após serem retirados das pequenas gaiolas, e foram transportados em outro veículo, de forma apropriada, e em quantidade menor.

Javaporco

Ainda conforme a GMP, no mesmo dia os guardas atenderam a ocorrência de que um javaporco atacou duas pessoas nos Jardins Aurenys III e IV e fugiu. O animal precisou ser abatido devido à periculosidade, conforme informou o Guarda.

No caso de presenciar situações de maus-tratos a animais ou no caso de se deparar com algum animal silvestre dentro da cidade, a GMP orienta que a população entre em contato pelo número 153, para que as equipes possam se dirigir até o local e fazer o procedimento necessário.