Fábio Pisoni, acusado de assassinar o estudante Vinícius Catalão com dois tiros na cidade de Gurupi em dezembro de 2007, irá a júri popular daqui há três meses. A o edital de intimação foi publicada no Diário da Justiça de hoje pelo juiz da Comarca de Gurupi, Ademar Alves de Souza Filho.

De acordo com o documento, 40 jurados serão convocados, sendo 15suplentes para cada temporada de julgamento. Ao todo, serão seis temporadas que iniciarão em março e segue até junho.

Pisoni segue solto desde julho de 2015, quando a juíza de Direito em substituição automática na Vara de Execuções Penais de Gurupi, Joana Augusta Elias da Silva, concedeu o relaxamento de prisão e determinou a soltura do ex-estudante.

Assassinato

O crime aconteceu em dezembro de 2007, quando a vítima e o acusado saíram de uma boate em Gurupi. Fábio teria disparado seis tiros contra um veículo Gol, onde seis estudantes de Agronomia estavam, entre eles Vinícius, que recebeu dois tiros, sendo um no coração e outro no abdômen.

O caso teve grande repercussão no Estado. O MPE chegou a pedir que o acusado fosse a júri popular.

Segundo o advogado do acusado, Jorge Barros Filho, o jovem teria se apresentado à Central de Flagrantes no dia do crime e posteriormente foi morar com familiares no Rio Grande do Sul, após ser beneficiado por um habeas corpus concedido pelo desembargador Amado Cilton Rosa.

Após o habeas corpus ser cassado, sob suspeita de que tivesse sido comprado, o acusado foi considerado foragido e só foi preso, em dezembro de 2012, no município de José Bonifácio (SP) durante uma blitz realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) paulista.

A alegação da família, na época, era de que ele havia deixado o Tocantins para preservar sua integridade física, em virtude de ameaças que recebeu de familiares e amigos da vítima.