Desde 2007, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública compila e analisa dados de registros policiais sobre criminalidade, informações sobre o sistema prisional e gastos com segurança pública, entre outros recortes que interferem de alguma maneira nas questões de segurança pública. Na edição deste ano, pela primeira vez o anuário trouxe dados de desaparecidos no Brasil. Todas as informações apresentadas no documento são captadas através de fontes oficiais dos órgãos públicos responsáveis pela segurança pública em cada estado. Os dados são compilados e apresentados em formato de planilha, tabela dinâmica e infográficos. Todo o material fica disponível para consulta no site do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Conforme o FBSP, os dados apresentados sobre o Tocantins possuem uma “menor qualidade das informações”, ou seja, os registros estatísticos oficiais utilizados para desenvolver o estudo são passíveis de erros.

A ideia de se desenvolver o anuário nasceu “através da demanda sistemática por informações junto à gestão pública e da publicização dessas informações”, informa o FBSP em seu portal na internet e complementa que “o Anuário tem feito uma importante contribuição para o estabelecimento de um novo paradigma na área, da transparência”.

Os dados são apresentados em números absolutos e taxas em tabelas e, para algumas variáveis de maior interesse, são também apresentados painéis analíticos.

O Anuário apresenta, ainda, gastos com políticas públicas de segurança, dinâmica no quantitativo de pessoal da Força Nacional, situação de adolescentes em conflito com a lei, crimes contra o patrimônio público, apreensão de armas de fogo, entre outros dados.