A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta terça-feira, 24, a suspensão nos cortes no fornecimento de energia por falta de pagamento das contas de luz pelo prazo de 90 dias. O motivo é a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, que dificulta o trabalho da equipe de manutenção e o pagamento das contas de luz por parte dos clientes.

Diante da medida, a Energisa informou que irá cumprir a determinação da Aneel de não realizar cortes em consumidores residenciais e de serviços essenciais à população.

Na tarde desta terça, o governador Mauro Carlesse (DEM), assinou uma medida provisória determinando a suspensão dos cortes dos serviços de água e energia no Estado pelo mesmo período de três meses. O Procon Tocantins chegou a notificar a distribuidora de energia para evitar a prática enquanto o Estado estiver em situação de calamidade pública em decorrência da pandemia. Até então, a empresa ainda não havia aderido à suspensão e informou que essa seria uma decisão da Aneel.

Apesar da suspensão passar a valer, a empresa orienta que aqueles clientes que têm condições, mantenham seus pagamentos em dia, e que o faturamento continuará sendo feito normalmente.

A BRK Ambiental também suspendeu o corte do serviço de fornecimento de água nos municípios que atende, mas pelo prazo de 60 dias.