O indígena Pedro Ijetura, 90 anos, está há 11 dias desaparecido na Ilha do Bananal, no Tocantins. Parentes do ancião e membros da aldeia Fontoura, realizam buscas na tentativa de encontrar o homem.

“Tem 11 dias que meu avô está desaparecido, até agora nenhum rastro dele. Os Bombeiros procuraram, mas foram só dois dias de busca e depois foram embora. Só quem está procurando agora é o pessoal da Aldeia Fontoura”, afirmou a neta do ancião, Habe Karajá. Pedro Ijetura foi cacique da Aldeia Fontoura. Atualmente o seu filho Isaque Waxio Karajá assumiu o posto.

A neta ainda relatou que o avô saiu juntamente com um grupo no último dia 11 para cortar tala de buriti na mata, com o objetivo de fazer artesanato. No entanto, o grupo voltou para a aldeia, mas o ancião não foi mais visto. “Tinham mais umas 10 pessoas com ele. Não sei como aconteceu, mas deixaram ele sozinho. Todos os netos ficaram aqui na aldeia. Por isso ele desapareceu. As pessoas que foram com ele voltaram e disseram que ele havia saído sozinho. Eles disseram que o chamaram, mas que ele não voltou”, acrescentou.

Habe também disse que os indígenas não desistiram de procurar pelo ancião. “Meu avô está perdido lá para a região do Mato Grosso. Meu pai está na aldeia que atravessa para lá, perto de onde meu avô desapareceu. Meu pai não desistiu de procurar”.

Buscas

O Corpo de Bombeiros afirmou ao Jornal do Tocantins que as buscas por parte da corporação duraram três dias, porém elas foram encerradas no último sábado, 18. O Jto questionou o motivo, mas ainda não obeteve resposta.

O Jornal do Tocantins também aguarda posicionamento da Fundação Nacional do ìndio (Funai).