Estudantes secundaristas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e de outras escolas da Capital interditaram na tarde de hoje os blocos 14 e 15 do IFTO e a reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As aulas nas duas instituições não foram suspensas.

Eles reivindicam o fim da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 na Câmara dos Deputados e são contra uma medida provisória de reforma do ensino médio do Governo Federal. A PEC prevê teto para os gastos públicos por 20 anos.

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio São José, Victor Muniz, 21 anos, afirmou que a ocupação foi idealizada a partir de outras ocupações que ocorrem pelo País. “Acreditamos que essa PEC aprovada não favorece as áreas de educação e demais áreas que serão atingidas. Os prejuízos serão muito grandes”, disse.

Segundo os manifestantes, a desocupação na UFT somente ocorrerá após a reitoria criar uma carta de repúdio à PEC. Já no IFTO não há prazo para a saída dos alunos, no entanto a diretoria afirmou que vai dar um prazo de 24 horas para que os alunos desocupem os blocos.