Um alerta do tipo vermelho, o mais grave da escala do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) relacionado a tempestades, começou nesta segunda-feira, 15, em todo o Tocantins e segue até a terça-feira, 16.

Com o alerta, a Defesa Civil Estadual informa que a população deve ter cuidado com os temporais, já que em grande quantidade conforme a previsão de chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia, há riscos para alagamentos e transbordamentos de rio e grandes deslizamentos de encostas nas cidades onde existem essas características geográficas.

Conforme o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, a recomendação do órgão é que todos sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta e que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos e procurar locais seguros durante as tempestades e vendavais.

Veja mais dicas:

- Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;

- Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;

- Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas, primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.

O major informa ainda que as Defesas Civis Municipais estão em alerta para possíveis ocorrências e em caso de emergência, o cidadão pode ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 199 (Defesa Civil Estadual).