Os riscos para pessoas que praticam exercícios físicos sem acompanhamento profissional vão desde problemas na saúde até a falta de resultados esperados, conforme explica o profissional de educação física Eduardo de Jesus Silva. “Quando a pessoa faz o exercício sem o acompanhamento de um profissional habilitado e preparado para fazer o desenvolvimento no treinamento dessa pessoa e ajudar em sua performance, o principal perigo são as lesões. Se você treina sozinho e vai ganhando um condicionamento físico, a tendência é cada vez mais aumentar a intensidade desse treino, o que pode gerar um desgaste físico muito grande e não saberá controlar até que ponto esse desgaste é favorável ou vai prejudicá-lo”, explica.

Porém, para sair do sedentarismo é preciso dar o primeiro passo que, de acordo com Silva, é procurar um profissional habilitado. Após isso, é preciso fazer uma avaliação médica para saber se o interessado tem condições de participar de atividades. “Normalmente o médico faz exames cardíacos para saber se a pessoa está apta. E após os exames médicos fazemos uma avaliação física para saber as condições da pessoa e para ter um parâmetro para mensurar o desenvolvimento. São feitas também reavaliações a cada 90 dias, para a pessoa saber a perda do percentual de gordura, além de testes de força e flexibilidade para ver o desenvolvimento. Então não é uma coisa aleatória, a pessoa sabe se desenvolveu ou não”, complementa.

Benefícios

O profissional também lista os benefícios de se ter o acompanhamento: “Minimizar os riscos de lesões, que são muitos quando se treina sozinho e aumento dos resultados, já que isso depende de conhecimento e equipamentos especializados”.

Apesar disso, Silva explica que atividades mais leves podem até ser feitas por conta, até se a pessoa não tiver condições financeiras de investir nisso, porém, ainda é indicada a avaliação médica. “Uma caminhada é muito indicada mas sempre procure um médico antes, porque se você tiver uma doença coronariana, com o mínimo esforço poderá ter problemas”, alerta.

As relações sociais também são benefícios apontados pelo educador físico.