O agropecuarista gaúcho radicado em Cristalândia, Ennio Painkow faleceu aos 81 anos neste sábado, 19, após sofrer um infarto em sua residência, por volta do meio-dia. Ennio foi o primeiro gaúcho a chegar na região de Cristalândia e Lagoa da Confusão, região que hoje é o sudoeste do Tocantins. Natural de Três Passos (RS) onde nasceu a 26 de março de 1939, filho dos imigrantes Estefano (ucraniano) e Alexandrina (polonesa), ele chegou na região na companhia de dois outros gaúchos no dia 17 de setembro de 1963. Era, até este sábado, o único ainda vivo do trio. Um dos amigos morreu afogado no Riozinho, próximo a Pium, apenas cinco anos após a viagem do sul para norte de Goiás.
 
Famoso na região por ser um exímio conhecedor da flora e da fauna regional, além de pescador tradicional - sem usar varas ou molinetes-, Ennio Painkow também atuou como empresário de oficina de máquinas pesadas e como churrasqueiro.  Em sua trajetória, morou primeiro em Rosalândia (antes de se transformar em Nova Rosalândia), vendeu melancia e também foi comerciante.
 
Pai da médica Janice Painkow, ex-presidente do SIMED-TO e atual diretora financeira do Sindicato, da jornalista e assessora do Conselho Regional de Medicina (CRM-TO) Aurielly Painkow, Ennio deixa também a esposa, a professora da rede estadual Aurimar, os filhos Jairo, construtor, Enilson, motorista, e a secretária executiva, Aurienia. 
 
O Sindicato dos Médicos emitiu nota lamentando o falecimento do genitor da diretora e ex-presidente e rogando a Deus que “traga conforto aos amigos e familiares neste momento de grande consternação e dor”.
 
O agropecuarista será enterrado no cemitério local neste domingo, 20.