O período para agendamento de novos procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos começa nesta terça, 19, e segue até sexta, 22, no site do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde (Caievs). Os procedimentos serão realizados durante o sábado, 23, e o domingo, 24 pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ).

Conforme a gestão, são oferecidas 65 vagas para cães e gatos, machos e fêmeas. Objetivo é atender um maior número de animais antes do feriado de Carnaval. Para realização das cirurgias, o dono do animal deverá ter idade mínima de 18 anos, realizar o cadastro pessoal no site e, em seguida, o cadastro de seus animais. Posteriormente pode ser realizado o agendamento.  

Todas as instruções sobre os procedimentos cirúrgicos e pré-operatórios serão encaminhadas para o e-mail cadastrado pelo tutor do animal. A gestão municipal ainda informa que é permitido agendar apenas um animal de cada sexo por CPF.

Quem agendar a castração e não comparecer, terá o cadastro bloqueado por seis meses para realização de novos agendamentos. Em caso de cancelamento, o proprietário do animal deve informar ao Unidade de Vigilância com 48 horas de antecedência.

Cuidados

A castração é indicada para cães e gatos a partir dos seis meses de vida e que não estejam obesos, caquéticos ou anêmicos. No caso das fêmeas, elas não devem estar no cio ou em amamentando na data da cirurgia. O tempo da cirurgia em machos é de aproximadamente 20 minutos e nas fêmeas de 40 minutos.