“Pedi dispensa no trabalho para poder vir e até agora não consegui ser vacinado. Difícil”, reclamou o gerente comercial José Airton Noia, de 56 anos, que agendou sua vacinação contra a Covid-19 para esta segunda-feira, 21. O gerente comercial é parte do novo grupo que começou a ser imunizado com a primeira dose na última semana em Palmas, aqueles com mais de 55 anos e sem comorbidades. 

Esperando receber a vacina no Centro de Saúde da Comunidade Morada do Sol, Sul da Capital, Noia conta que agendou sua vacinação para às 14h13, entretanto, quando conversou com o Jornal do Tocantins já eram quase 16 horas, e ainda não tinha sido atendido. “Tem gente que agendou para as 13 horas e nunca se vacinou. Pediram para aguardar”, relatou. 

Quem também estava na aguardando a vacinação era a doméstica Creusa Maria Luciano, de 59 anos, “Era para eu estar trabalhando. Quando sair daqui ainda tenho que cozinhar para vender a noite”, relatou a dona do lar que no período noturno completa a renda da família vendendo espetinho.  

Creusa conta que ao questionar os servidores na unidade sobre a demora, foi informada que precisava esperar, já que havia várias pessoas que estavam agendadas também aguardando. “Se não tivesse sido agendado, eu teria vindo só às 17 horas”, disse. 

As reclamações registradas na unidade ocorreram nesta segunda quando a equipe esteve no local após uma informação de aglomeração, mesmo com o sistema de agendamento. Essa não é a primeira vez que a unidade tem aglomeração, há cerca de dez dias, o Centro de Saúde tinha 128 pessoas agendadas para vacinar somente entre às 13 e 17 horas

Na época, a alta demanda na unidade teria acontecido porque o sistema do Município estaria agendando um paciente a cada dois minutos, entretanto, na prática, a unidade de saúde não consegue atender nesse tempo. As aplicações ocorreram por sequência, entretanto não no horário exato, o que causou uma aglomeração em frente a unidade. 

Sobre a situação, a Saúde Municipal da Saúde (Semus) disse que “algumas pessoas agendadas para a vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol compareceram ao local de imunização antes do horário marcado”. 

Nesta segunda, o Jornal do Tocantins questionou novamente o Município sobre o problema e a pasta novamente disse que algumas pessoas tinham comparecido à unidade antes do horário.  “A Semus reforça a necessidade das pessoas irem se vacinar no horário e data agendados para otimizar o atendimento em saúde do município”, escreveu.

Ainda em nota, nesta segunda-feira, a Saúde de Palmas disse que segue regras de segurança sanitária e possui cadeiras distanciadas e atendimento individualizado. “Além disso, mantém servidores para auxiliar a população no cumprimento do distanciamento social e também no acesso à informação sobre o fluxo de demandas em suas unidades”.

Vacinados

Conforme o site Vacina Já de Palmas, o Município recebeu 105.800 doses e aplicou 92.457. Das doses aplicadas são 72.881 em D1 e 19.576 em D2. A maior parte desses vacinados são dos grupos de maior risco para agravamento e óbito. 

Fazem parte desses grupos, que vêm sendo imunizados desde janeiro, os profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da Covid-19, idosos, pessoas com mais de 55 anos que vivem em instituições de longa permanência e seus cuidadores, forças de salvamento e segurança, comorbidades ou fatores de risco como gravidez e profissionais da educação.

Em um número diferente, o Integra Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que a Capital aplicou em primeira dose 70.795 em segunda 19.302. A diferença é de mais de 2 mil doses na primeira aplicação e cerca de 200 para a segunda. A Saúde Estadual ainda informa que a aplicação das doses no Município está em 85.15% e o percentual da população vacinada em 23.11%.