Em entrevista à TV Anhanguera, a advogada Kellen Pedreira, primeira pessoa testada positivamente para o novo coronavírus, falou como tem sido a rotina de isolamento, os cuidados que teve ao perceber os primeiros sintomas e a preocupação em ter transmitido o vírus para mais alguém.

Kellen esteve em Fortaleza (CE) nos dias 5 e 6 de março (quinta e sexta), participando da III Conferência da Mulher Advogada, e ao retornar permaneceu em casa no sábado e no domingo, e já na segunda começou a sentir os primeiros sintomas. Ela frequentou alguns lugares, mas na quarta os sintomas foram mais intensos. 

“Eu senti na quarta (dia 11) de madrugada, uma dor muito forte muscular, dor de cabeça e um calafrio. Mas não tive febre, não tive tosse, não tive espirro, não tive nada. Como eu tenho pais idosos e minha mãe fez cirurgia recentemente no pulmão, minha irmã que é médica falou: ‘Kellen ou pode ser dengue ou pode ser corona, então como você viajou  é melhor fazer os dois (exames)’. Aí imediatamente eu já fiquei em casa, me isolei, inclusive do meu marido, dos meus filhos e fiz o exame”, conta.

Kellen disse que não procurou um hospital ou unidade de saúde porque não teve sintomas de gripe como febre ou falta de ar. Ela fez o teste na última segunda, 16, e o resultado saiu na quarta, 18. “Mas desde quarta (dia 11) quando senti os sintomas eu estou recolhida em casa, por isso, não tive contato com quase ninguém”, reforça.

Emocional

Sobre como tem sido o período de isolamento, Kellen destacou que as emoções afloraram. “O pior é o isolamento porque mexe muito com o seu emocional. Ontem (quarta) realmente eu fiquei muito emocionada, muito triste, nervosa, chorei muito. Porque ao mesmo tempo que vem as dores físicas, vem o emocional, o sentimento de culpa, com medo de ter passado para os meus amigos, para quem eu tive contato, para os meus filhos, marido. Graças a Deus que eu não tive contato, depois que cheguei de Fortaleza, com meu pai e minha mãe que são idosos, mas o sentimento de culpa ontem me pegou, mas graças a Deus hoje eu manheci bem melhor”, ponderou.

Isolamento

Quando iniciou o isolamento por recomendação de sua irmã, Kellen pediu para que suas funcionárias ficassem em suas casas, e desde que o resultado do exame chegou, tanto ela, quanto sua família e suas funcionárias estão sendo monitoradas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Todos estão assintomáticos.

“É bem difícil o isolamento, porque eu fico no quarto sozinha, ninguém entra, ninguém sai. Eu estou recebendo a comida pela janela do meu escritório, que fica junto ao quarto, só meu marido que tem esse contato de deixar a comida e levar de volta. Eu estou arrumando o meu quarto, os utensílios domésticos que eu devolvo, eu lavo na pia do banheiro, passo álcool em gel e devolvo. Então é um isolamento total mesmo, com precaução para não passar para mais ninguém”, contou.

A advogada conta que no momento sente apenas dores de cabeça. “De manhã quando acordo e no final do dia. Não tenho falta de ar, não tenho tosse, não tenho espirro, a dor no corpo já passou, terminou domingo. Então é por isso que eu falo que tem que ficar muito alerta, porque eu não tive sintomas de gripe, eu tive sintomas de dengue”, alertou Kellen, que faz uso de analgésico para as dores de cabeça e usa máscara sempre que o marido deixa a comida dela.

Os filhos e o marido também estão isolados em casa. “Mexeu muito com o emocional deles também, principalmente a pequenininha que tem 11 anos, que fica querendo me ver o tempo todo, mas já explicamos para ela, graças a Deus tenho o apoio deles e do meu marido que não saiu mais de casa, estamos isolados e graças a Deus está tudo bem.”

Apoio

A advogada disse que vem recebendo apoio dos familiares e amigos. “Minha família me apoiou o tempo todo, todo mundo ligando, cuidando, minha irmã liga de hora em hora para saber como a gente está. Muitas pessoas ligando, centenas de mensagens, gente que nem conheço, ligando dando apoio. Acho isso que é muito importante, eu fiquei muito feliz mesmo. Tem algumas pessoas que fizeram alguns fakes, mas com fé em Deus isso vai passar. Eu não tive culpa de nada, eu não quis passar isso para ninguém, e na hora que fiquei sabendo imediatamente eu me isolei”, disse Kellen que está de quarentena há oito dias, devendo permanecer por mais sete dias. Após todos repetirão os exames e deverão sair da quarentena.

“Vamos nos cuidar e principalmente cuidar dos nossos idosos. Graças a Deus estou forte, não tive sintomas piores, mas vamos cuidar dos idosos porque a doença está instalada”, pediu.