A 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Nacional condenou Vanderley Martins de Santana, Marcus Vinícius Gonçalves Santos e Márcio Júnior Rodrigues Santos por participarem do furto de armas do Fórum da cidade e comercializá-las.

A decisão foi proferida no dia 10 de agosto deste ano. Nela, Santana e Santos foram condenados a mais de 11 anos de reclusão e Rodrigues a prestar serviços à comunidade.

Consta na decisão que Santana se aproveitava por trabalhar como funcionário de empresa terceirizada que prestava serviços de vigilância no edifício e roubava acessórios e munições, inclusive de uso restrito, resultado de apreensões e que estavam guardados nos cartórios da 1ª e da 2ª varas criminais. Os roubos ocorreram no primeiro semestre de 2016.

A participação dos outros envolvidos se deu, conforme comprovado, que outro envolvido no crime, Luciano Pereira de Souza (já falecido), e Santos incentivavam Santana a cometer os roubos para que as armas fossem vendidas no comércio clandestino. Já Rodrigues foi apontado no processo como um dos compradores de duas das armas, do tipo revólver, de uso permitido, pelo valor de R$ 1.700.

O Ministério Público do Estado (MPE-TO) ofereceu denúncia contra os envolvidos e, assim, Santana e Santos foram condenados pelos crimes de peculato e associação criminosa, o primeiro a uma pena de 11 anos e oito meses de reclusão e o segundo, a 11 anos e três meses de reclusão.

Santos, acusado de porte ilegal de arma de fogo, foi condenado à pena de dois anos de reclusão, sendo esta substituída por duas penas restritivas de direito, consistente em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.