Quem circulou pela Avenida Tocantins, em Taquaralto, nesta sexta-feira, 20, ficou admirado com o tamanho da fila que se formou do lado de fora da agência da Caixa Econômica Federal. Posts nas redes sociais indicavam que a fila havia se formado por causa de boatos de confisco da poupança. No entanto, a fila deve ao fato do cumprimento das recomendações de prevenção ao coronavírus no que diz respeito a evitar aglomerações.

A equipe de reportagem esteve no local, 30 minutos antes do fim do expediente bancário, e fila ainda era grande. Muitos retornariam para casa sem atendimento, ainda assim, continuavam na fila. Funcionários da agência estão usando máscaras e luvas, e tem sempre um funcionário na porta que libera o acesso ao interior da agência, sendo dez pessoas para atendimentos no piso superior, mais dez no piso inferior, além de uma pessoa para cada caixa eletrônico.

Segundo relatos de funcionários, policiais militares e guardas metropolitanos estiveram no local pela manhã, orientando que as pessoas não ficassem muito próximas uma das outras. Ainda segundo um funcionário, a orientação dada aos clientes é para que utilizem os meios eletrônicos (aplicativos e internet banking) para resolver suas demandas junto ao banco, mas a população da região tem certa resistência ao uso da tecnologia e prefere o atendimento presencial.

O motorista Carlos Holanda contou que ficou duas horas do lado de fora da agência esperando para ser atendido. “A espera foi longa, mas o atendimento lá dentro foi rápido. Mas eu entendo que é uma medida necessária e só virei na agência se não tiver outra opção”, comentou.

A operadora de caixa, Nayara Ribeiro Rocha, que trabalha numa farmácia ao lado da agência bancária, contou que às 9 horas, a fila já dobrava a esquina. “Muita gente na porta, crianças de colo, mães com carrinho de bebê, idosos, muita gente mesmo”, relatou. Nayara, no entanto, entende as medidas adotadas para prevenção do coronavírus e acredita que as pessoas devem evitar ao máximo sair de casa. “As pessoas podem usar outros meios, como cartão, serviços online e evitar ao máximo sair de casa porque o risco de contaminação é grande. Se uma pessoa aqui tiver infectado, os outros podem se infectar também. Todos podem ficar de quarentena doentes. Acredito que deve vir para agência somente quem precisa de um atendimento que só pode ser feito no banco, se não, fique em casa”, recomendou.

Posicionamento

Em nota, a Caixa reforçou que “está tomando todas as medidas para prevenir o avanço do coronavírus” e que os clientes e a população em geral têm à disposição os canais digitais do banco que devem ser utilizados, evitando ir às agências ou casas lotéricas.

“O banco informa que o acesso da entrada e saída de clientes em agências está sendo controlado. Unidades selecionadas estão abrindo uma hora mais cedo, para atender os clientes que estão no chamado grupo de risco. Também está sendo realizado gerenciamento de filas, além da distribuição de senhas em cores para diferenciar a necessidade e agilizar o atendimento. O fluxo de pessoas no interior das agências será limitado a, no máximo, 50% da capacidade dos assentos das unidades, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas”, informou em nota.

Além disso, os funcionários podem utilizar equipamentos de proteção no atendimento, e aqueles que estão no grupo de risco foram liberados para desempenhar suas atividades em casa, como grávidas, pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos, diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares ou pulmonares e em tratamento de câncer.

Saiba quais unidades da Caixa, em todo o Estado, estão abrindo uma hora mais cedo para atendimento a clientes enquadrados no grupo de risco para a Covid-19.

Araguaína - Agência 610, na Avenida Primeiro de Janeiro, Centro da cidade

Araguatins - Agência 2812, na Rua Álvares de Azevedo

Augustinópolis - Agência 4381, na Rua Dom Pedro I

Colinas do Tocantins - Agência 1116, na Avenida Pedro Ludovico Teixeira

Dianópolis - Agência 3089, na Avenida 7 de Setembro

Guaraí - Agência 4481, na Avenida Bernardo Sayão

Gurupi - Agência 793, na Avenida Goiás

Lagoa da Confusão - Agência 861, na Avenida Vitorino Panta

Miracema do Tocantins - Agência 1737, na Rua 25 de Agosto

Palmas - Agência 2525, na Quadra 102 Sul

Palmas - Agência 3459, na Quadra 104 Sul

Palmas - Agência 3939, na Avenida Tocantins, em Taquaralto

Paraíso do Tocantins - Agência 1141, na Avenida Alfredo Nasser

Porto Nacional - Agência 1829, na Avenida Luiz Leite Ribeiro

Taguatinga - Agência 3738, na Avenida José Joaquim de Almeida

Tocantinópolis - Agência 3385, na Avenida 15 de Novembro