A gestão da saúde estadual no Tocantins acredita que até março o abastecimentos da vacina pentavalente estará totalmente normalizado após as doses estarem em falta desde outubro de 2019. Essa semana, o Estado recebeu 10 mil doses, das 21 mil prometidas pelo Ministério da Saúde, e começou a distribuição para os municípios, de acordo com a demanda e os pedidos.

“Ainda este mês vamos receber mais 11 mil doses. Como a nossa demanda normal é, em média, sete mil doses, acreditamos que até o mês de março o abastecimento estará totalmente normalizado”, relata a gerente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Elaine Dias.

No Tocantins, existem dois polos de distribuição, um em Palmas e outro em Araguaína para facilitar a logística e rapidez na entrega aos municípios das regiões da Saúde. Em Palmas as vacinas já estão nas unidades de Saúde, já em Araguaína e Gurupi as doses chegam nesta quinta-feira, 16.

Segundo o Ministério da Saúde a vacina imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, além de combater uma bactéria que causa problemas respiratórios. As crianças têm que tomar as doses aos dois, quatro e seis meses de vida.

No ano passado, o abastecimento das doses estava parcialmente suspenso em virtude da reprovação de alguns lotes que não passaram no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).