O atual decreto em vigor em Palmas será prorrogado por mais dois dias e na próxima segunda-feira, 5, serão decretadas novas medidas de restrição pela Prefeitura de Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 1°, em uma coletiva de imprensa virtual com a Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB).

Durante as entrevistas, Cinthia Ribeiro afirmou que o texto do novo decreto trará medidas mais flexíveis, permitindo a reabertura dos estabelecimentos comerciais de forma escalonada, a exemplo do que foi feito no ano passado.

As empresas que forem autorizadas terão que respeitar ocupação máxima de 30% e também assinar um protocolo de fiscalização. “Ao contrário do que muita gente diz, em Palmas nós não tivemos lockdown, o que seria uma medida muito mais austera. O que nós tivemos foram medidas restritivas de isolamento para controlar a pandemia”, disse a gestora.

De acordo com a prefeita, a volta escalonada de segmentos foi pensada para ter redução do fluxo no transporte público, que foi indicado como uma das principais preocupações. Também foi informado que as indústrias poderão fazer contratos específicos com o transporte público para levar os funcionários de casa para o trabalho. A expectativa é diminuir o fluxo no sistema geral.

As academias também poderão reabrir para atendimento presencias a partir da segunda-feira, com horário escalonado e capacidade máxima de ocupação de 30%. Além das academias, lojas de materiais de construção e salões de beleza deverão ser contempladas na primeira fase do plano de reabertura.

Ainda na coletiva, Cinthia garantiu que vai propor um termo de responsabilidade para as empresas para possibilitar uma fiscalização mais severa. Com esta medida, as irregularidades eventualmente flagradas poderão resultar em suspensão ou cassação do alvará, sem notificação prévia.

Também estão em estudo, ainda sem data para terminarem, medidas para auxiliar os microempreendedores individuais, que foram apontados como um dos públicos mais afetados pela pandemia. A prefeitura ainda não detalhou quais medidas seriam estas.

Com uma breve divulgação do cenário epidemiológico, a prefeitura também anunciou a retomada de divulgação do coronômetro, que é uma ferramenta virtual, a qual possibilita o acompanhamento da pandemia.

Através da ferramenta será possível ver a classificação da fase que Palmas se encontra a cada 7 dias, o que vai depender dos indicadores epidemiológicos. O coronômetro  está disponível no site coronavirus.palmas.to.gov.br.

Segundo o presidente do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), Daniel Borni, desde que as medidas restritivas foram adotadas, no começo do mês de março, houve uma redução importante no número de casos de covid-19 na capital. Desde então, a taxa de contágio caiu de 1,83 para 0,98 na capital.

Segundo a prefeitura, houve queda nos registros de novos casos enquanto as restrições estiveram em vigor. A taxa de transmissão é 0,98. Isso significa que cada 100 pessoas doentes estão transmitindo a Covid-19, em média, para outras 98. Por isso foi identificada uma tendência de redução na quantidade de novos casos. “Os resultados são satisfatórios, mas não resultados que nos façam pensar com tranquilidade diante do cenário que a gente trabalha", disse a gestora.

Decreto

O atual decreto será válido agora até o próximo domingo, 4, o qual determina a suspensão das atividades não essenciais na Capital.