Estudantes da rede estadual do Tocantins retomam as aulas na próxima segunda-feira, 1°, após as férias de julho. Porém a rede estadual da educação ainda não finalizou o Plano de Contingência para prevenção a varíola dos macacos e prevenção da Covid-19, que apresenta aumento de casos no estado.

No Tocantins, Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos na noite de segunda-feira, 25, um homem de 32 anos, morador da região do Bico do Papagaio.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disse por meio de nota que está em processo de finalização de um documento “orientador sobre a varíola dos macacos, causada pelo vírus Monkeypox, e sobre a Covid-19. O documento será enviado para as unidades de ensino até sexta-feira, 29”.

Por sua vez, a SES informou por meio de nota que os protocolos a serem adotados para prevenção a varíola dos macacos serão os mesmos que estão em vigência contra a Covid-19 no início do ano.

A secretária enfatizou a importância da adoção de “todas as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual”. A Pasta informa que a Monkeypox (varíola do macaco) não vai alterar os protocolos, “visto que o tratamento da doença é feito por meio de isolamento”. 

A SES pontua que já encaminhou para os 139 municípios tocantinenses Notas Técnicas de Alerta e Informativa a respeito dos sintomas e cuidados para prevenção contra a doença. Além disso, a Pasta está em fase de finalização do Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, que deverá ser enviado aos municípios ainda esta semana.