A partir de hoje até o próximo domingo a Prefeitura de Palmas está realizando ações de prevenção dentro da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis congênita com o objetivo de esclarecer a população sobre as formas de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente a sífilis (adquirida, gestacional e congênita) e diagnosticar precocemente a doença por meio de testagem rápida.

Segundo Luciana Noleto, coordenadora do grupo Condutor de Infectocontagiosas, os Centros de Saúde da Comunidade e o Grupo Condutor Infectocontagiosas realizarão ações de testagem rápida de sífilis, HIV e hepatite B e C, iniciando o tratamento para os casos com diagnóstico positivo, além de ações de promoção em saúde e distribuição de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

Conforme a prefeitura, hoje a programação começa com as equipes do Consultório na Rua e do Centro de Saúde da Comunidade da Arse 75 realizando a testagem rápida da população em situação de rua e área de abrangência da unidade. Amanhã, em ambos os períodos (matutino e vespertino), a testagem será realizada em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade na Capital. Já no sábado acontece o Dia D de combate a sífilis e a sífilis congênita, nos CSC Jardim Taquari e José Lúcio (Lago Sul), nos horários das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Doença

A sífilis é uma IST causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão do ocorre através de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada, de qualquer tipo de contato sexual sem proteção.