O açougueiro Lindomar Mendes Lima, 40 anos, morador de Luzimangues, passou a ser monitorado pela Prefeitura de Porto Nacional e será testado nesta terça-feira, 30, afirma a assessoria do município em nota enviada ao JTo.
 
Matéria publicada na segunda-eira, 29, mostra que ele passava mal em uma obra no próprio comércio no Jardim Europa, daquele distrito, e reclamava que não conseguia socorro na rede saúde, não foi atendido pelo Samu e nem ser testado para confirmar se está com Covid-19.
 
De acordo com a prefeitura, ele foi notificado “para caso suspeito de COVID- 19, devido ter relatado febre, dias anteriores”, mas não está descartada nenhuma outra patologia. “Essa época do ano é propícia para várias arboviroses”, diz o texto.
 
A prefeitura confirma que o homem procurou a Unidade Mista de Saúde de Luzimangues com sintomas de Mialgia (dor nos músculos), Artralgia(dor nas articulações), dor Retro-orbitária (atrás dos olhos) e estava sem febre no momento do atendimento e diarreia. “Foi acolhido e medicado, conforme avaliação médica, mas sem necessidade de uso de antibióticos. Foi orientado a beber bastante água e a permanecer em repouso com o uso de medicação”, garante o município. 
 
Segundo a nota, o paciente será monitorado por uma equipe da UBS de Luzimangues e fará o Teste de Swab ainda nesta terça-feira, 30, conforme critério de dias para a oferta do exame. 
“Quanto à demanda de solicitação do SAMU, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional esclarece que o acolhimento e a regulação da demanda é feita por profissional médico de Palmas, que dá suporte e encaminha a ambulância com equipe para os casos de urgência e emergência, que se enquadram nos critérios do SAMU”, afirma o texto.