Assim como ocorreu no Outubro Rosa, período de atenção à saúde feminina, neste mês a população masculina poderá contar com atendimento noturno em diversos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) de Palmas. As ações fazem parte da programação promovida para a campanha Novembro Azul pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Na noite da última segunda-feira, 11, a unidade da 806 Sul (Arse 82) estava de portas abertas para receber o público.

Segundo a pasta, o objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde e a opção noturna facilita para quem trabalha durante o dia. Os homens poderão ter consultas médicas, atendimento odontológico, orientação nutricional, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites B e C).

Veja a programação completa dos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) de Palmas.

- O CSC Walter Morato (Taquaruçu) realiza ações na terça, 12, nos períodos da manhã e tarde, com teste rápido para ISTs, solicitação de exames laboratoriais e atendimento odontológico.

- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza no dia 13 atendimentos pela manhã e tarde. Os profissionais farão solicitações de exames, testagem rápida, palestras sobre higiene íntima masculina, câncer de próstata e câncer de boca.

-  CSC Loaine Moreno (Arse 24 / 210 Sul) também realiza o Dia D na quarta, 13, com abordagens na sala de espera sobre cânceres de próstata e de pênis, pressão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, além de consulta médica com solicitação de exames, testes rápido, distribuição de métodos contraceptivos e material informativo.

-  CSC Santa Bárbara, também na quarta, 13, o atendimento voltado ao público masculino será no período da tarde e à noite, com consultas, palestras sobre violência doméstica, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, solicitação de exames, testes rápidos e sorteio de brindes.

- CSC da Arno 71 (603 Norte), a programação será na quarta, 13, com atendimento multiprofissional voltado à saúde do homem e testes rápidos e ação educativa.

-  CSC Bela Vista tem consulta médica e solicitação de exames voltados para o público masculino no dias 14, quinta-feira.

- CSC Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) fará atendimento noturno, a partir das 19 horas, com ações de educação em saúde através de roda de conversa e palestra, consulta médica, consulta com enfermeiro, atendimento odontológico, solicitação de exames e teste rápido.