Dos 178 milhões de brasileiros acima de 12 anos, 164,3 milhões (92,3%) já receberam ao menos a 1ª dose de vacina contra a Covid-19.

O cálculo considera o total de vacinados até a noite de quinta-feira (2) compilados pela plataforma coronavirusbra1 e as estimativas de população do IBGE para a faixa etária de 12 anos para cima.

Os dados podem explicar em parte a desaceleração na aplicação da 1ª e da 2ª dose no Brasil. Eles também mostram baixa recusa vacinal no país. Os 8% de brasileiros aptos que ainda não tomaram nenhuma dose são inferiores à proporção da população que declarou não querer a vacina em outubro (9% segundo o PoderData).

97% DOS IDOSOS SE VACINARAM

Há menos de 900 mil idosos no Brasil sem ter tomado alguma dose. Na população de 30 a 59 anos, 93% receberam a 1ª dose ou dose única.

A comparação acima, por faixa etária, utiliza dados do LocalizaSus. Como a atualização desse banco de dados é mais demorada, há pelo menos 3 milhões de vacinados com a 1ª dose ou dose que ainda não foram classificados pelo Ministério da Saúde com relação à idade.

Ou seja, embora os dados ainda não tenham sido divulgados, é certo que os percentuais mostrados no gráfico acima já são ligeiramente maiores.

É também alto o percentual de idosos que têm o 1º ciclo vacinal completo (2 doses ou dose única): 97%. Entre todos aqueles com idade para tomar vacina, 75% completaram o esquema.

Com 19% de vacinados com duas doses ou dose única, os adolescentes (12 a 17 anos) são o grupo com o menor percentual nesse quesito.

Como a vacinação para essa faixa etária começou depois das outras, parte significativa deles ainda aguardam o intervalo mínimo de aplicação entre a 1ª e a 2ª dose.

Se mantida a taxa de vacinação do Brasil em novembro (17,8 milhões de segundas doses aplicadas no mês), o Brasil deve chegar ao fim de 2021 com 85% da população acima de 12 anos com o 1º ciclo vacinal completo.