O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) irá contratar 60 brigadistas para atuação na Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, nas Unidades de Conservação de Proteção Integral e seus entornos. Os selecionados receberão R$ 1 mil para o cumprimento de carga horária de 40 horas semanais. Segundo o órgão, os brigadistas contratados deverão exercer as atividades por seis meses.

As inscrições para concorrer a uma vaga serão gratuitas, e ocorrerão entre esta quarta-feira, 12 e sexta-feira, 14. Já os testes de caráter eliminatórios e classificatórios serão realizados no dia 19/de junho, nas Unidades de Conservação e na sede do Naturatins.

Locais de inscrição

O Naturatins informa que os interessados em atuar na Área de Proteção (APA) Lago de Palmas e na área do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), as inscrições serão realizadas na sede do órgão em Palmas. Os candidatos que quiserem trabalhar nos Parques Estadual do Cantão, Jalapão e Lajeado, devem se inscrever nos escritórios das respectivas unidades de conservação, ou ainda na sede do Naturatins.

Para trabalhar na APA Serra do Lajeado, a inscrição será na sede da APA. Já os interessados em atuar no Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf), as inscrições devem ser efetuadas no escritório da sede.

Os brigadistas também deverão executar as seguintes atividades:

- Ações sobre conscientização, orientação e educação ambiental relacionada às queimadas e incêndios florestais;

- Coleta de sementes, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas e de alternativas ao uso do fogo na agropecuária;

- Execução de tarefas de abertura, construção e manutenção de aceiros, estradas, caminhos e outras atividades que facilitem as ações de deslocamento da brigada;

- Contenção e extinção de incêndios florestais;

- Apoio e execução de queimadas controladas ou prescritas;

 - Realização de atividades de vigilância e monitoramento;

- Combate de incêndios florestais, com o cumprimento de técnicas e procedimentos de segurança.

Documentação

Os candidatos à vaga de brigadista deverão ser alfabetizados, ter noções de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e apresentar atestado médico. Se for aprovado, irá executar ações relacionadas ao Manejo Integrado do Fogo, tais como monitoramento, prevenção, preparação, combate e uso do fogo. Além de saber utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Também deverão apresentar os seguintes documentos:

- Preencher um formulário e entregar o currículo preenchido, em letra de forma legível;

- Documentos pessoais: Carteira de Identidade, CPF, CNH, Título de Eleitor e comprovantes das duas últimas votações;

- Certificado de Alistamento Militar;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Inscrição no PIS/PASEP;

- Comprovante de Residência atualizado;

- Certidão negativa de antecedentes criminais;

- Tipo Sanguíneo e Fator RH;

- Documentação que comprove os dados bancários atualizados.

Seleção

O órgão informa que os currículos serão analisados, e os candidatos serão convocados para realizar o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidades e Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA) de caráter classificatório. A prova tem como objetivo avaliar a resistência muscular, aeróbica e a capacidade cardiorrespiratória dos candidatos, numa distância percorrida de 2.400, metros. Ao candidato também será solicitada a confecção de um aceiro de 15 m².