Quarenta aparelhos celulares apreendidos durante ações da Polícia Civil, por intermédio da 5º Delegacia de Policia de Palmas, voltaram para as mãos de seus proprietários na tarde desta sexta-feira, 7. Os celulares haviam sido furtados ou roubados no mês de maio, e a recuperação ocorreu após investigações.

Segundo a Polícia Civil, os aparelhos estavam em poder de diferentes pessoas, que estão sendo responsabilizadas de acordo com o que determina a lei. Neste ano, já houve a devolução de 101 celulares aos donos.

O delegado responsável pelas operações da 5ª DPC, Marivan da Silva Sousa, alerta para os crimes que resultam nos roubos de aparelhos celulares. “Os produtos são subtraídos com emprego de arma de fogo, violência e ameaças e vão parar na mão de receptadores, que os adquirem por preços bem abaixo dos normalmente praticados no mercado”, explica.

Orientações

No caso de sofrer assalto ou furto, o cidadão não pode deixar de registrar o Boletim de Ocorrência. “É muito importante que o cidadão, logo após ter sido vítima de qualquer tipo de modalidade criminosa, inclusive furto ou roubo de aparelho celular, faça contato com as forças de segurança, para que uma viatura da Polícia Militar ou da Guarda Metropolitana possa efetuar buscas no sentido de localizar o infrator ou infratores. Além disso, o registro do delito auxilia no planejamento de ações preventivas nos locais de crimes”, ressalta o delegado.

No caso do roubo ou furto de celulares, a vítima deve comparecer até uma delegacia mais próxima de sua residência, munida com a nota fiscal de compra e o número de série do aparelho (IMEI). Com esses documentos a ocorrência será registrada e a Polícia Civil iniciará as investigações para localizar o objeto subtraído.