De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP)  de 1° de janeiro a 30 de junho foram registrados 27  tentativas de feminicídio no estado do Tocantins. No mesmo período do ano passado foram registrados 18 casos, ou seja, houve um aumento de 50% no crime.

Araguaína lidera a lista com 3 tentativas de feminicídio, seguido de Arapoema com 3 casos e Bernardo Sayão e Formoso do Araguaia com 2 tentativas respectivamente. A maioria foram registradas no final de semana. Segundo o site de estatística da pasta os meses que mais foram registrados tentativas de feminicídio no estado ocorreram em janeiro com 9 casos e abril com 7 casos.

Com relação ao crime feminicídio, o estado registrou 11 casos neste primeiro semestre de 2022.

Tentativa de feminicídio em Gurupi

No município de Gurupi, por volta das 21h de sábado, a central de emergência da Polícia Militar (PM) atendeu uma ocorrência no centro da cidade em que uma mulher era agredida com uma faca pelo companheiro.

De acordo com as investigações, a vítima de 34 anos estava em casa com o companheiro de 20 anos, quando passou a desferir golpes de faca contra a vítima. O crime teria sido motivado por uma suposta traição da companheira. 

O suspeito desferiu duas perfurações no braço esquerdo e uma na região dorsal (costas) da vítima, a qual correu para rua para buscar socorro.

A PM chegou no local com reforço da Força Tática e a Rádio Patrulha da Praça do Sol. A vítima estava deitada ensanguentada no chão, a mulher usava  apenas roupas íntimas. O suspeito tentou fugir, porém os policiais o alcançaram.

O homem foi conduzido a Central de Flagrantes, de Gurupi, o mesmo vai responder pelo crime de tentativa de feminicídio.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encaminhou a vítima  ao Hospital Regional de Gurupi. De acordo com informações preliminares  a vítima não corre risco de morte

Ameaça e possível tentativa de feminicídio

Na madrugada deste domingo, na Praia Recanto da Ilha, zona rural do município de Formoso do Araguaia, policiais militares foram acionados sobre uma confusão no estacionamento da praia. De acordo com moradores, um homem teria ameaçado uma mulher com uma arma por volta das 2h45min.

No local, algumas pessoas indicaram quem seria o homem. O suspeito sacou uma pistola calibre 380 com 14 cartuchos intactos do mesmo calibre. Os policiais imobilizaram e algemaram o suspeito. A arma estava municiada e carregada.

O suspeito, arma e munições foram conduzidos à central de flagrantes de Gurupi. O homem vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

Lei do Feminicídio

A Lei do Feminicídio (13.104/15) estabelece que, se um homicídio for cometido contra uma mulher como resultado ou em conjunto de violência doméstica e familiar ou como fruto do menosprezo ou discriminação em razão da condição da mulher (discriminação por gênero), o agravante feminicídio pode ser imputado.