Após a circulação da informação sobre susposta existência de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Araguaína e Paraíso do Tocantins, órgãos de saúde os desmentiram. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que não há motivo para alarme e que o Tocantins ainda não tem caso suspeito da doença.

Nas duas cidades, pacientes chegarem com sintomas parecidos com os da doença e a informação se alastrou nas redes sociais. Em Araguaína, a informação oficial é que o paciente não tem suspeita de coronavírus e, sim, de sinusite.

Já em Paraíso do Tocantins, em nota, a secretaria municipal de saúde afirma que "ainda que não há casos suspeitos de Covid-19". Entretanto há um caso investigado por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse paciente está sendo acompanhado e monitorado pela Vigilância Epidemiológica, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

O caso aguarda os resultados do Laboratório Central do Estado do Tocantins para a confirmação de SRAG.

Prevenção

Nesta quarta-feira, 12, o governador do  Tocantins, Mauro Carlesse, se reuniu  com alguns assessores e secretários de Governo para discutir e preparar a implementação do Comitê de Crise para prevenção do vírus. O gestor lembrou que o Tocantins é um dos estados que ainda não registrou casos da doença respiratória, mas isso não exclui a necessidade de ações preventivas para manutenção da ordem pública e da qualidade de vida dos tocantinenses.

“A criação de um comitê é uma ação preventiva para reforçar e estabelecer as nossas condições atuais, ao mesmo tempo em que busca meios para enfrentar qualquer adversidade que possa surgir”, destaca durante a reunião. Já a reunião de instalação do gabinete de crise está marcada para esta quinta-feira, 12, às 16 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

O Ministério da Saúde já contabilizou 60 casos no Brasil, segundo balanço contabilizado nesta quarta-feira, 12.