Desde o início das orientações de se manter em casa para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, causador da Covid-19, ainda no mês de março, o índice de isolamento social no Tocantins atingiu o percentual de 32,1% até a última quinta-feira, 30 de abril. Esse número foi divulgado pela empresa Inloco, que faz pesquisas utilizando a localização de usuários de aplicativos de aparelhos celulares.

O Tocantins é um dos estados com menor índice de isolamento social registrado, ficando na frente apenas do Mato Grosso (31,12%) e Mato Grosso do Sul (29,4%), conforme a pesquisa do Inloco. Com os dados é possível perceber que a maior parte da população do Estado não tem tomado esse cuidado como medida para evitar a doença, que já possui a marca de quatro óbitos registrados e mais de 190 contaminados.

Desde fevereiro, quando registrou-se o primeiro caso no Brasil, conforme os gráficos apresentados, o Tocantins já teve índices de isolamento social que chegou a 69,6%. Isso ocorreu no dia 22 de março, logo após a confirmação do primeiro caso de infecção no Estado registrado quatro dias antes, em 18 de março.

Com a confirmação, o Executivo e a maior parte dos municípios determinaram, através de decretos, a suspensão do funcionamento de estabelecimentos que não ofertam serviços essenciais, o que durou por aproximadamente duas semanas. Após esse período a rigidez dos decretos afrouxou em algumas cidades, o que pode ter resultado nesse baixo índice de isolamento social registrado atualmente.

Entre os estados que mais cumprem a medida de isolamento social estão o Distrito Federal (49,31%), Pernambuco (47,17%), Pará (45,63%), Ceará (45,18) e Maranhão (44,84).

Casos

Até a atualização da última sexta-feira, 1° de maio e feriado do dia do Trabalhador, o  Brasil contabilizou a 91.589 pessoas doentes com a Covid-19, e o total de mortes subiu para 6.329. Os dados são do Ministério da Saúde.

Veja os gráficos da pesquisa abaixo e para acessar, clique aqui.