Um incêndio florestal destruiu pelo menos 35 hectares de uma área de preservação permanente e pastagens em uma fazenda entre Talismã e Jaú do Tocantins, às margens da rodovia TO-296, região Sul do Estado na tarde desta quinta-feira, 24. As informações são do G1 Tocantins.

O G1 apurou que a Defesa Civil, possivelmente do município de Talismã, informou que a área havia sido mapeada e que era considerada de “alto risco”. O fogo teria sido contido por brigadistas da Defesa Civil e da própria fazenda. Para conter o fogo e impedir que ele se espalhasse, máquinas agrícolas foram utilizadas e equipes começaram a limpar a região. Ainda não se sabe a origem do incêndio. A Polícia Civil deve investigar o caso.

O Tocantins passa por um período de estiagem e é comum que nessa época ocorra incêndios florestais. Conforme a Defesa Civil, para evitar casos desse tipo, é necessário tomar alguns cuidados, tais como: não jogar bituca de cigarro nas margens de rodovias; não queimar lixo doméstico ou fazer queimadas para limpar o terreno sem autorização de órgãos de controle; não colocar fogo nas pastagens e lavouras; não fazer fogueiras. E, por último, ao avistar um foco de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Até agora, o Estado registrou 461 focos ativos detectados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O ano que mais teve focos foi 2007, que registrou 730 no mês inteiro.