Após ser deflagrada no último dia 27 de novembro, a Polícia Federal (PF) cconcluiu nesta terça-feira, 10, a Operação Gato do Mato, que mira na prisão de suspeitos de cometer um furto qualificado à agência dos Correios de Pedro Afonso na madrugada de 7 de abril deste ano.

No dia em que a operação foi deflagrada, os policiais federais descobriram, através das provas colhidas, que o último suspeito do crime que havia fugido durante intervenção da Polícia Militar após o furto. Assim, a operação cumpriu mandado de prisão preventiva na Casa de Prisão Provisória, onde ele cumpria pena por outros crimes.

Os mandados referentes à operação foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins, para os municípios de Palmas, Pedro Afonso, Almas, Porto Nacional e Formoso do Araguaia.

Na época do crime, os suspeitos chegaram a ser abordados pelos policiais militares, mas fugiram a pé, abandonando o carro e objetos roubados próximos ao cemitério da cidade.

Um dos suspeitos de ter participado da ação morreu após confronto com a PM, próximo ao município de Caseara. Ele e mais dois indivíduos tinham sido surpreendidos pela polícia perto do rio Araguaia, no momento em que estavam em um veículo roubado em outro assalto a um estabelecimento comercial em Luzimangues. Um policial também ficou ferido.

Segundo a PF, os investigados devem responder pelo crime de furto qualificado, com pena que pode passar dos 10 anos de reclusão.