Com a ideia de proporcionar sombreamento, 50 mudas de árvores nativas do cerrado foram plantadas em um canteiro da Praça dos Girassóis na manhã desta sexta-feira, 7. A iniciativa reuniu órgãos públicos e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O projeto envolve o plantio de mil mudas com espécies variadas, entre elas, Jacarandá, Cajuzinho, Mogno e Ipê Amarelo. As plantas são oriundas do viveiro da Unitins, que fica no complexo de ciências agrárias da universidade.

As demais serão plantadas durante o ano na Praça dos Girassóis, que tem uma extensão de 571 mil metros quadrados, e outras estão para serem doadas para a comunidade.

Plantio

O engenheiro agrônomo responsável pela praça, Sérgio Antonio Batista, menciona que Palmas tem muito área verde, porém, a cidade é carente mas de sombreamentos. Por isso, a ideia da ação é fazer o plantio planejado para que as árvores proporcionem sombra, mas que ao mesmo tempo o lugar não perca o aspecto de praça. “Os corredores ecológicos serão delimitados da seguinte maneira: não pode ficar muito perto uma das outras por causa das pragas, por isso fizemos o espaçamento e locais demarcados”.

Nesses locais que irão receber o plantio, ele explica que terá cano de irrigação, fibra ótica e toda rede elétrica é subterrânea, fora a rede de hidráulica e esgoto, que já tem na praça. “A partir de dois anos já teremos sombreamentos em torno do Palácio Araguaia e estacionamento das secretarias e dos poderes”, informa.

Ele também diz que a intenção não é plantarem muitas árvores, porque senão o local sai do conceito praça e se assemelha a um bosque. “Mas com árvores equilibradas e que seja possível visitar os pontos turistas da praça. O restante das árvores será plantado até dezembro que é o período da chuva. Cada canteiro que for feita a revisão da irrigação terá a plantação das mudas”. Segundo ele, 55 canteiros devem receber a plantação das árvores.

Universidade

O reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, que o objetivo do plantio é promover uma ação de reflorestamento na Praça dos Girassóis. Ela explica que todas as árvores são provenientes do viveiro da universidade. Segundo ele, as mudas estão devidamente adaptadas ao clima do cerrado. “São mudas da nossa região que faz parte do projeto de urbanização ecológica da Praça dos Girassóis”.

Questionado sobre o plantio de mudas em regiões também periféricas de Palmas, o reitor considerou que esse é um assunto importante para ser incluído no calendário do Estado. “A universidade está disposta a isso, tem mão de obra e tem material para futuras parcerias para fazer a revitalização de árvores em todo Tocantins”.