O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) e outros oito parlamentares participaram nesta semana do Mobile Word Congress (MWC) em Barcelona, na Espanha. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o Senado e a Câmara dos Deputados arcaram com todos os gastos da viagem.

Ainda de acordo com a reportagem, alguns parlamentares vão aproveitar o período de carnaval para prolongar as viagens ao exterior.

A assessoria do senador goiano, no entanto, afirmou ao POPULAR que a viagem dele à Europa está sendo paga com recursos próprios e não pelo Senado. Vanderlan contraria a versão divulgada de que inicialmente teria solicitado a verba ao governo para custear a viagem. Em nota, foi informado ainda que Vanderlan irá retornar ao Brasil no próximo domingo (3).

A Coluna Giro havia antecipado, no último dia 22, que o senador goiano iria participar desse congresso, considerado o maior evento de telefonia móvel do mundo, com recursos próprios.

Confira a nota na íntegra:

Quero esclarecer que, embora seja um direito parlamentar, o Senado não está custeando minha viagem ao Mobile Word Congress (MWC) em Barcelona, como foi noticiado por esse jornal, e nem vou emendar o carnaval no exterior.

Estou arcando com todos os custos da viagem com recurso próprio, como passagens aéreas, hospedagem e alimentação por que, além do MWC, incluí em minha ida à Europa a visita a algumas usinas de energia termo solar, tecnologia que pretendemos trazer para o Brasil a fim de melhorar os sistemas de energia alternativa que já temos por aqui.

Também não procede a informação de que vou emendar o carnaval em Barcelona. Minhas visitas, de trabalho, às usinas terminam neste sábado e, já no domingo de manhã, volto ao Brasil. Vou aproveitar o feriado de carnaval e o recesso do Senado para trabalhar em minhas empresas.