O Ministério Público Estadual (MPE-TO) denunciou cinco vereadores, oito ex-vereadores e dois empresários de Gurupi, na região Sul do Tocantins, por improbidade administrativa. Investigações apontaram irregularidades na compra de gasolina: de fevereiro a dezembro de 2015, os treze vereadores gastaram 55 mil litros de gasolina com carros alugados. São mais de 42.500 km, o suficiente para que cada um pudesse dar a volta ao mundo. As informações são da TV Anhanguera, reportagem de Jairo Santos.

O promotor de justiça Roberto Freitas esclareceu, em entrevista à TV Anhanguera, que os veículos utilizados não possuíam identificação da Câmara Municipal. “Na verdade, eles transitavam como se fosse veículo particular”, aponta. “Vários confirmaram utilizar o veículo para ir em farmácias, levar filhos e netos na escola, supermercado entre outros locais privados”, listou Freitas.

A reportagem informa ainda que o MPE também apurou irregularidades na emissão de notas fiscais, além de falhas nas contratações feitas para alugar os 13 carros à disposição da Câmara. De acordo com a promotoria, não houve pesquisa de preços e apenas uma empresa apresentou orçamento.

Sanções

O MPE pediu bloqueio de bens dos suspeitos de enriquecimento ilícito neste processo, mas a Justiça negou o pedido. No entanto, o órgão denunciador irá recorrer da decisão.

Denunciados

Ex-vereadores:

  1. Antônio Jonas Pinheiro Barros (PV);
  2. José Henrique Marinho de Oliveira (Solidariedade);
  3. Gleydson Nato Pereira (PHS);
  4. José Carlos Ribeiro da Silva (PT);
  5. Erley de Lima Brito (PSB);
  6. Walter Vitorino Júnior (PSDB);
  7. Wanda Maria Santana Botelho (PSB);
  8. Francisco de Assis Macedo (PTN);

Vereadores reeleitos

  1. Wendel Antônio Gomides (PDT);
  2. Marilis Fernandes Barros Chaves (PDT);
  3. Antônio Valdônio Rodrigues Loiola (PSB);
  4. Ataídes Pereira Marinho (PPS);
  5. Ivanilson da Silva Marinho (PMDB);

O dono do posto de combustíveis, Cristiano Pisoni, e o proprietário da locadora de carros, Lélis Alberto Dias, também foram denunciados pelo promotor.