José Mentor, um dos fundadores do PT e ex-deputado federal, morreu na madrugada deste sábado (25) vítima de Covid-19. Mentor foi internado na UTI do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, em 12 de julho.

Não haverá velório por causa da epidemia de covid-19. O enterro está programado para às 15h no Cemitério Congonhas. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva lamentou a morte do colega pelo Twitter.

A sigla adiou uma palestra programada para este sábado como sinal de luto.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também se manifestou. O congressista afirmou ter recebido a notícia “com muita tristeza”. Ele também expressou solidariedade à família.

Mentor foi relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Banestado, em 2003. Maia era o vice-presidente da comissão, que investigava evasão de US$ 30 bilhões do Brasil para paraísos ficais de 1996 a 2002.

O ex-congressista foi deputado estadual constituinte em 1989. Mentor também foi vereador de São Paulo por 3 mandatos. Atuou como deputado federal de 2002 a 2018. Além de político, era advogado.

Mentor chegou a ser denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em 2018 pelo arquivamento da denúncia, feita pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

José Mentor também foi citado no Mensalão e no Petrolão.