Com sete votos favoráveis no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) está absolvido do crime de captação ou gasto ilícito de recursos. Conforme a assessoria do parlamentar, com isso fica provado que Olyntho não praticou nenhum ato ilícito na sua campanha eleitoral de 2018 para o cargo na Assembleia Legislativa (AL).

Em nota, o deputado disse “que sempre acreditou na justiça e em razão disso tinha plenas convicções desse resultado, pois nenhum ato irregular fora cometido por ele ou por qualquer membro da sua família”, diz nota.

A sessão ocorreu na noite desta terça-feira, 3, e julgou o processo referente à apreensão de R$ 500 mil em uma mala com o irmão do parlamentar, Luiz Olinto Rotoli Garcia de Oliveira, seis dias antes das eleições, que ocorreu em em outubro de 2018. Na data, o irmão de Olyntho depôs à Polícia Civil que o dinheiro era de herança da avó, pelo falecimento do seu marido, e seria utilizados para compra de gado.

Conforme a PC, o carro apreendido do empresário estava seria da Assembleia Legislativa, mas, na época, em nota encaminhada à TV Anhanguera, o órgão negou que tenha sido locado pelo Legislativo. Além disso, um sargento da Polícia Militar (PM) estava no carro juntamente com o empresário.